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SISTEMA DE GNV
INFORMAÇÕES ÚTEIS

O QUE É GNV?

O GNV (CH4) é o combustível mais ecológico de todos e um dos mais abundantes na natureza. Não é obtido pelo processo de refino, mas é um combustível ecológico pronto para ser usado direto da fonte.

É VERDADE QUE VEÍCULOS MOVIDOS À GNV POLUEM MENOS QUE VEÍCULOS À GASOLINA?

Sim, é verdade. Com GNV, as emissões de dióxido de carbono (CO2) reduzem em aproximadamente 20%, enquanto as emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos não queimados (HC) continuam amplamente não alteradas, dependente do tipo de veículo e do sistema de combustível instalado. Veículos movidos à GNV não produzem nenhum PM 10, uma das principais causas da poluição atmosférica em centros de cidades.

O abastecimento com GNV reduz significativamente os componentes de gases de exaustão para os quais a lei ainda não definiu limites, tais como, por exemplo, dióxido de enxofre (SO2), benzeno (C6H6), formaldeído (HCHO) e PAH (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), substâncias cancerígenas altamente agressivas (poluentes “não regulados”). A utilização de GNV no lugar de gasolina ou diesel também reduz o potencial de formação de “poluição atmosférica no verão”, poluição fotoquímica causadora da produção de ozônio (O3).

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POLUENTES EMITIDOS POR MOTORES QUE SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE?

Os motores emitem tipos diferentes de poluentes, dependendo do tipo de motor e do combustível usado. Os principais incluem monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos não queimados (HC), particulados (PM10), dióxido de carbono (CO2), benzeno (C6H6), aldeídos, tais como formaldeído (HCHO) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2) e trióxido de enxofre (SO3).

É VERDADE QUE PODEMOS ECONOMIZAR ATÉ 70% COM UM CARRO MOVIDO À GNV COMPARADO COM UM À GASOLINA?

Sim, é verdade. Os custos de combustível de um veículo a GNV são significativamente mais baixos que os de um a gasolina.

DIAS SEM TRÁFEGO E DE CARROS À GASOLINA EM ESTRADAS MUNICIPAIS: É VERDADE QUE, NA EVENTUALIDADE DE TAIS RESTRIÇÕES DE TRÂNSITO, VEÍCULOS À GÁS PODEM TRANSITAR LIVREMENTE?

Em geral, é verdade. No entanto, no caso de dias sem tráfego ou de rodízio de veículos nas estradas, recomenda-se verificar o regulamento. Em quase todas as cidades que impõe tais restrições de trânsito, veículos a GNV são reconhecidos como sendo ecológicos e podem transitar livremente.

QUAL LEGISLAÇÃO ESTABELECE OS VALORES LIMÍTROFES PARA A QUALIDADE DO AR AMBIENTE DE ACORDO COM OS QUAIS AS RESTRIÇÕES SÃO APLICADAS À UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS?

Decreto no. 60, datado de 2 de abril de 2002, transpondo: As restrições na utilização de veículos motorizados são adotadas a critério por municípios e regiões de forma independente.

QUE TIPO DE TANQUE É INSTALADO COM UM SISTEMA DE GNV?

Um sistema de abastecimento de GNV envolve a utilização de cilindros com capacidade, diâmetro, peso, etc. diferentes.

ONDE É INSTALADO?

Os cilindros são instalados no porta-malas do veículo ou do lado de fora do veículo, cumprindo as distâncias de segurança.

A INSTALAÇÃO DE CILINDROS GNV PRECISA QUE PEÇAS ESPECÍFICAS DO CARRO SEJAM TROCADAS, TAIS COMO A SUSPENSÃO?

Não, isso não é necessário

A INSTALAÇÃO DIMINUI O ESPAÇO?

Isso depende do tamanho do cilindro instalado.

A INSTALAÇÃO ENVOLVE A PERDA DO BANCO DE UM PASSAGEIRO?

O peso do sistema de GNV é calculado como parte da carga total que pode ser transportada pelo veículo (pessoas + bagagem). Portanto, o motorista deve levar em conta o peso do sistema instalado ao determinar a carga máxima que pode ser transportada.

O CILINDRO GNV DEVE SER REVISADO REGULARMENTE?

Sim, cilindros GNV devem ser testados a cada cinco anos (calculados a contar da data do selo nos cilindros) por uma empresa retestadora homologada pelo INMETRO. Essa operação é feita para verificar a eficiência e condição dos tanques a fim de garantir uma utilização totalmente segura de sistemas de GNV nos veículos.

QUAIS CARROS PODEM SER CONVERTIDOS PARA GÁS?

Todos os carros a gasolina, veículos com carburador, veículos com injeção com ou sem catalisadores podem ser convertidos em motores a gás, seja com sistema de injeção direta ou indireta.

Na instalação de um sistema de GNV, recomenda-se verificar com uma oficina especializada qual é o tipo de sistema que deve ser instalado no modelo do veículo.

CARROS MOVIDOS À DIESEL PODEM SER CONVERTIDOS PARA GNV?

Sim, o sistema TITAN DUAL FUEL IGT Motors possibilita a conversão de motores à diesel em motores que podem rodar com uma mistura de diesel e GNV.

Isso renova motores a diesel com nova tecnologia que economiza dinheiro, melhora a autonomia e reduz as emissões poluentes significativamente.

Essa sofisticada tecnologia pode ser aplicada a veículos comerciais médios a leves, com kits de conversão padrão, e a veículos pesados, com kits de conversão especiais.

É POSSÍVEL OU RECOMENDÁVEL CONVERTER VEÍCULOS UTILITÁRIOS?

Os sistemas de abastecimento de combustível modernos não resultam na perda significativa de potência, em comparação aos motores a gasolina, e, portanto, é possível instalar sistemas de GNV até mesmo em veículos utilitários.

É POSSÍVEL TRANSFERIR UM SISTEMA DE UM CARRO PARA OUTRO?

É tecnicamente possível (se as características do motor forem semelhantes e permitirem), mas não é economicamente viável, pois a economia ao não ter que comprar novos componentes é anulada pelo alto custo de mão de obra da instalação no veículo.

EM QUAL CONDIÇÃO O CARRO DEVE ESTAR PARA PODER SER CONVERTIDO EM UM SISTEMA GNV E FUNCIONAR PERFEITAMENTE?

Um veículo que funciona bem com gasolina e é mantido em boas condições gerais funcionará bem com gás.

Para instalar um sistema GNV, ele deve estar em uma condição boa em geral, especialmente o sistema de ignição (solenoides, fiação da vela de ignição, vela de ignição), o filtro de ar, a sonda LAMBDA, o catalisador e as válvulas devem estar em boa condição.

QUANTO TEMPO DEMORA A INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA GNV?

A instalação de um sistema de GNV normalmente demora poucos dias em uma oficina especializada.

AINDA É POSSÍVEL ANDAR COM GASOLINA DEPOIS DE INSTALAR UM SISTEMA GNV?

A instalação de um sistema de GNV não afetará a capacidade de um veículo andar com gasolina. O motorista pode decidir qual combustível usar simplesmente pressionando um botão de troca no painel.

Os sistemas de GNV atuais são fáceis de usar, pois garantem que o veículo sempre dê a partida usando gasolina e automaticamente troque para gás depois de aproximadamente 15 a 60 segundos, quando os parâmetros ideais de operação tiverem sido alcançados.

A instalação de um sistema de GNV praticamente dobra a autonomia do carro, que agora pode contar com dois combustíveis.

É PREFERÍVEL AMACIAR UM CARRO NOVO ANTES DE CONVERTÊ-LO À GNV?

Não. Não há nenhuma contraindicação específica. No entanto, vale a pena verificar o sistema de gás quando o carro tiver sido amaciado.

A IGT MOTORS TEM UMA REDE DE INSTALADORES AUTORIZADOS E QUALIFICADOS?

A rede de oficinas e concessionárias também são certificadas pela ISO 9001 desde 2006 e há planos para estender essa certificação às redes do grupo em outros países.

OS SISTEMAS GNV SÃO SEGUROS?

Sim, eles são seguros. Os produtos instalados nos veículos em oficinas especializadas são aprovados pelo Ministério do Transporte com base nos padrões europeus.

Todos os produtos IGT Motors também são testados um por um com base no nosso sistema de qualidade, que obteve a certificação ISO 9001 em 1996 e ISO TS 16949 em 2001, o sistema de qualidade específico para o setor automobilístico envolvendo a aplicação de padrões de qualidade extremamente rígidos.

OS CILINDROS DE GNV SÃO SEGUROS?

Os cilindros de GNV oferecem segurança garantida, pois são todos submetidos a testes rígidos, ambos para aprovação e durante a sua vida útil.

A força específica necessária para aguentar pressões de teste de 300 bar e pressões operacionais de 220 bar significa que os cilindros são extremamente resistentes ao impacto.

A utilização de componentes dependentes, minuciosamente testados, a adoção durante a instalação de todas as medidas com o objetivo de evitar vazamentos de ar em caso de uma anomalia na operação e as características intrínsecas do GNV (temperatura alta de ignição, possibilidade de ignição somente dentro de um determinado intervalo de mistura com ar) são todos fatores que desempenham uma função importante para garantir a segurança.

Como o GNV é mais leve que o ar, em caso de vazamento, ele não irá estagnar, ele será liberado na atmosfera sem acumular no chão. A resposta tem sido positiva no mundo todo.

Os testes conduzidos em cilindros de GNV pelas organizações de segurança mais importantes do mundo têm apresentado resultados bem-sucedidos, garantindo a máxima confiabilidade para esse tipo de tanque. Testes afirmam que os riscos ligados à utilização de veículos a GNV são menores que os associados a veículos a diesel.

COMO POSSO DETECTAR UM VAZAMENTO DE GÁS?

O GNV possui um odor para que você detecte quaisquer vazamentos.

OS CARROS À GÁS REQUEREM UMA MANUTENÇÃO ESPECIAL?

Como qualquer componente mecânico sujeito ao desgaste, sistemas de GNV precisam de manutenção regular a cada 20.000 km (que pode ser feita durante as revisões do carro), durante a qual o funcionamento correto dos vários componentes será verificado.

Atenção especial deve ser dada ao filtro do gás (que pode precisar ser trocado) e ao sistema de ignição, que deve ser mantido em condições perfeitas.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE NA PERFORMANCE ENTRE UM VEÍCULO A GNV E UM A GASOLINA?

Um sistema de abastecimento de GNV causa as seguintes variações: Uma perda de potência máxima de apenas 10% do torque máximo, resultando, na maioria, em uma queda de velocidade de 5-10%.

QUAL É A AUTONOMIA DE UM CARRO A GNV?

Para calcular a autonomia de um carro a GNV, leva em conta o seguinte exemplo. Um carro com um cilindro de 100 litros, cheio de GNV a 220 bar, tem uma autonomia em km aproximadamente igual ao consumo de 30 litros de gasolina.

Observe que a autonomia do tanque de gasolina permanece inalterada e, portanto, a autonomia do carro aumenta significativamente conforme o carro utiliza os dois combustíveis.

COMO CALCULAMOS A CONVERSÃO DE GASOLINA EM GNV EM KM/L?

O GNV é comprado em quilogramas. Em geral, o veículo abastecido com 1m² de GNV roda o mesmo número de quilômetros que rodaria com 1,7 litros de gasolina (1m² de GNV = 1,7 l de gasolina).

COMO SE ENCHE UM TANQUE DE GNV?

Veículos movidos à GNV são abastecidos conectando a mangueira da bomba na válvula de abastecimento do veículo, que normalmente fica dentro do motor ou próximo do acesso ao tanque de gasolina. Há tipos diferentes de acessos em países diferentes.

Em um posto de gasolina moderno com bombas automáticas, o reabastecimento demora de 6 a 8 minutos com cilindros de 80 a 100 litros.

CARROS MOVIDOS À GNV PODEM SER ESTACIONADOS EM UM ESTACIONAMENTO?

Veículos a GNV podem ser estacionados em qualquer tipo de estacionamento (inclusive subterrâneo).

CARROS MOVIDOS À GNV PODEM EMBARCAR EM BALSAS OU NAVIOS?

Não há nenhuma legislação em vigor a esse respeito. O regulamento fica a critério das empresas de transporte. De acordo com a prática estabelecida, recomenda-se informar a empresa de transporte ao viajar com um veículo a gás, ambos no momento de comprar a passagem e ao embarcar. De qualquer forma, recomendamos sempre verificar com a empresa de transporte.

É SEGURO DIRIGIR EM TÚNEIS E GALERIAS COM CARROS MOVIDOS À GNV?

Sim, não há nenhum tipo de restrição.

POSSUO UM VEÍCULO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO: POSSO CONVERTÊ-LO A GNV?

Com certeza. Os técnicos das oficinas IGT Motors são adequadamente treinados para converter este tipo de carro e, portanto, são capazes de efetuar a calibração mais apropriada

MEU CARRO ESTÁ EQUIPADO COM A FUNÇÃO START & STOP: O SISTEMA GNV PODERÁ SER AFETADO?

Não. O sistema, se configurado corretamente, mantém a estratégia Start & Stop ativa: o veículo desliga e reativa com o gás, sem problemas. Mesmo assim uma consulta preventiva com sua oficina IGT Motors é sempre útil.

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